Como descobrir se um dispositivo de memória é falso antes de comprar online?
Quer comprar um novo HD ou SSD, mas está com medo de cair em um golpe? Descubra agora como evitar produtos falsos e salvar seus dados (e dinheiro)!
Índice de conteúdos:
- Sinais de lojas virtuais suspeitas
- Sinais visíveis no aparelho
- Comprei um dispositivo falso: o que fazer?
A venda online de HDs e SSDs falsificados se torna cada vez mais recorrente e, agora, saber como identificar esses golpes virou mais do que uma questão financeira: é a chave para manter seus dados seguros e proteger o que mais importa para você.
Pensando nisso, nesse artigo, reunimos os sinais mais comuns que você pode avaliar antes de comprar um dispositivo de memória e evitar um golpe que custe seu dinheiro e arquivos!
Sinais de lojas virtuais suspeitas
Seja numa grande plataforma de vendas ou em um site próprio, as lojas de golpistas virtuais podem ser identificadas, se você tiver atenção aos seguintes pontos:
- Nome incomum: Especialmente nas maiores plataformas de vendas, como Amazon, que exigem que o vendedor declare um nome diferente dos já cadastrados para sua empresa, os golpistas costumam nomeá-las com sequências de dígitos aleatórias ou nomes anormais para uma loja. Então, identificar uma empresa nomeada de forma muito arbitrária pode ser um sinal de alerta.
- Falsas avaliações: Imagina clicar em um anúncio de um HD incrível e os primeiros comentários são “A mochila é linda!”, “Usei essa bolsa numa viagem!”, “Espaçosa e prática!” – não parece fazer muito sentido, né? Mas isso acontece (e muito). Diversos golpistas compram páginas de vendas de produtos bem ranqueados e substituem apenas suas informações, deixando as 5 estrelas e os feedbacks maravilhosos. Isso eleva o produto para as melhores posições, te levando a comprá-lo por confiar nessas avaliações falsas. Por isso, verifique se os bons comentários são mesmo de SSDs e HDs e não de mochilas.
- Atendimento ao cliente lento: Se você percebeu a fraude e tentou recuperar seu dinheiro, mas a loja sempre te responde com desculpas que te impedem de resolver o problema ou reaver o pagamento, provavelmente a empresa é falsa. Golpistas costumam atrasar e dificultar os processos de reembolso e devolução para que o prazo de garantia se exceda (ou eles te vençam pelo cansaço).
Sinais visíveis no aparelho
Além dos sinais operacionais que você só detecta no uso, é possível identificar indícios de fraude apenas com as imagens dos dispositivos. Avalie fotos e vídeos dos produtos e procure pelos seguintes aspectos:
- Selo holográfico: SSDs e HDs costumam ter um selo holográfico bem inserido, sem rasuras e de boa qualidade, da marca.
- Número de série: produtos originais são identificados com um código único em barras e dígitos. Caso não encontre o número de série, é possível que no lugar haja uma sequência de número aleatórios que indicam a falsificação.
- Etiqueta técnica: os dispositivos devem ter uma ficha técnica com suas informações fixas à sua parte externa. Além da presença, avalie a qualidade e estado da etiqueta: rasuras e bolhas de ar são indícios de que o aparelho é falso.
- Qualidade da embalagem: tente encontrar sinais de violação ou de má confecção das embalagens que guardam os produtos.
Comprei um dispositivo falso: o que fazer?
Se você não leu nosso artigo antes e acabou comprando um dispositivo falso, o melhor caminho é trocar seu aparelho de memória o quanto antes. HDs e SSDs falsificados, além de prejudicarem seu desempenho e produtividade, podem danificar e te fazer perder seus dados mais importantes. Então, compre outro dispositivo – seguindo nossas dicas ? –, transfira e salve seus arquivos!